A
Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014 aponta o direito do sujeito de
entrar em contato com as diversas linguagens científicas, artísticas e culturais
que circulam na sociedade, nas diferentes esferas e campos do conhecimento,
contribuindo para que ele amplie sua visão e compreensão de mundo.
Os
processos de aprendizagem devem oferecer um amplo leque de vivências e atividades
ao longo de todo o percurso formativo, haja vista, que a realização de uma dada
atividade não promove o desenvolvimento de todas as capacidades humanas. Assim,
importa que a escola promova atividades relacionadas a diferentes áreas do
conhecimento, bem como a valores éticos, estéticos e político.
Conforme
a Proposta, a organização das atividades pedagógicas em sala de auladeve ser
concebida de acordo com as peculiaridades do meio e das características,
interesses e necessidades dos estudantes, conforme o estabelecido nos projetos
escolares. Tais definições acerca da organização do percurso formativo,
permitem compreender que a efetivação de um processo de formação integral dos
sujeitos, está relacionada a uma organização escolar que oportunize à escola
ser e fazer aquilo que lhe dá identidade e autoridade para desempenhar a sua função
social, não mais concebendo os espaços escolares isoladamente.
A ação
pedagógica da escola está ancorada na perspectiva de percurso formativo como
unidade, constituindo condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de
aprendizagem na relação com o desenvolvimento humano, como alternativa que
busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no
ambiente escolar. A sua elaboração requer conhecer a realidade da comunidade,
privilegiando as ações da educação integral.Sua concretização requer espaço
físico e condições didáticas que permitam ao sujeito realizar ações de
pesquisa, agindo e atuandode forma ativa sobre o objeto estudado.
Planejar
e ordenar as ações educativas pressupõe encontrar formas de utilização
multifuncionais para espaços que foram historicamente naturalizados em suas
funções. Transformar essas noções que a cultura escolar propõe não é tarefa
fácil, mas possível. É preciso olhar a escola como um conjunto arquitetônico
educativo e reconhecer espaços transformados em pedagógicos afinal, uma
educação integral não cabe dentro dos muros da escola.
O caráter formativo da avaliação contempla três etapas:
diagnóstico (verificação da aprendizagem), intervenção (retomada do processo
formativo) e replanejamento (quando se evidencia insuficiência na aprendizagem).
Considerando as três etapas, é fundamental a sistematização, elaboração e apropriação
de conhecimentos, na forma de registros, relatos e outros instrumentos como
subsídios para a avaliação, sejam elas práticas, teóricas ou lúdicas.
O conselho de
classe, enquanto espaço coletivo de avaliação e participação, torna-se um
espaço coletivo para a tomada de decisões sobre os aspectos do processo de
aprendizagem, reelaborando e reformulando-os, sendo de suma importância a
participação de todos os sujeitos da comunidade escolar, para a efetivação de
uma educação com formação humana integral.
São estratégias
fundamentais ao longo do percurso formativo dos sujeitos: a escuta dos
interesses e de suas expectativas de aprendizagem, a observação das
manifestações, das expressões, representações e relações, além do modo como
estes compreendem e ocupam espaços e territórios; a ampliação dos repertórios
de conhecimentos relativos aos conceitos das áreas e componentes curriculares eo
registro de seus avanços elimitações individuais e do processo coletivo.
Além
dos modelos de avaliação de aprendizagem já desenvolvidas no espaço escolar,
aparecem, nesse novo contexto, propostas de avaliação institucional e externa
de grande escola, como as Prova Brasil, o Programa de Avaliação de Estudantes
(PISA) e o Exame Nacional do Ensino Médio. No decorrer da Proposta Curricular
de Santa Catarina, há indícios que apontam para o projeto político pedagógico
como espaço da avaliação institucional, alicerçada nos procedimentos coletivos
da aprendizagem, como o planejamento e o conselho de classe.
2 comentários:
Considerando a Proposta Curricular como diretriz do nosso trabalho, é importante que seja discutida,refletida e colocada em prática na nossa ação pedagógica.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido por esta equipe escolar.
" As boas idéias não tem idade, apenas têm futuro". ( Robert Mallet).
Parabéns ao grupo.
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