sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Proposta Curricular de Santa Catarina 2014 - Formação Continuada 2ª etapa

Estudo da Proposta Curricular de Santa Catarina 2014
 Projeto Linguagem: As Diversas Linguagens no contexto escolar

Componentes: Ivone de Oliveira, Valmir Caye, Eliane Witt,  
Sérgio Friederichs, Ivanete José Brisola, Wilson Wronski, 
Lotário Staub, Claci Czarnnobay, Leila Canesso,
Claudinei Balbinot, Cleusa Marchezan, 
Franciele Bonamigo, Tania Mattiello, Eliane Vettorazzi.

Justificativa
Por meio das diferentes linguagens o ser humano se comunica. Entende-se por linguagem as semioses utilizadas, ao longo do tempo, para transmitir informações e vivências entre os indivíduos. Nesse sentido, é por meio desse processo que se formam/constituem as identidades e, consequentemente, a cultura.
Os estudantes do Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas apresentam diferentes origens étnicas herdadas dos imigrantes gaúchos, de origem alemã, italiana, polonesa fundindo-se com o caboclo regional. Tal processo resultou numa variedade cultural/linguística peculiar que identifica os habitantes do oeste de Santa Catarina.
Por isso, é importante que o estudante reconheça as diferentes linguagens, bem como a diversidade em que elas são expressas e manifestadas. Dessa forma, esse indivíduo conseguirá descobrir-se e reconhecer-se como cidadão para respeitar o outro.

Objetivo Geral
·           Respeitar as diferentes formas de comunicação existentes no contexto social, de formar a constituir-se intra e interpessoalmente.
Objetivos Específicos 
·           Identificar, por meio de vivências, as diferentes formas de linguagens existentes no contexto social;
·           Desenvolver atividades verbais e não verbais a fim de que o estudante compreenda a forma de organização social das linguagens;
·           Ampliar a visão de mundo do estudante de modo a desenvolver o senso crítico e o respeito às diferenças;
·           Possibilitar vivências de modo que o estudante se constitua intra e interpessoalmente, respeitando as diferentes formas de comunicação existentes no contexto social.

Atividades propostas 
Apresentam-se abaixo as atividades propostas pelos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Arte, a serem desenvolvidas em turmas do ensino médio durante o terceiro bimestre.
É necessário também dialogar com outras áreas do saber, contextualizando as concepções da proposta curricular no que se refere à área de linguagens.

Arte (todas as séries)
Patrimônio material e imaterial: leitura e debate acerca dos conceitos.
Patrimônio cultural material da humanidade: kirigami.
Memória individual e coletiva: o que constitui minha história?
Análise fílmica: Narradores de Javé

Língua portuguesa (atividades para os 3º anos)
Leitura compartilhada.
Soletrando.
Oratória.
Seminário de obras literárias.
Produção textual: Redação.

Língua estrangeira (atividades para os 1° e 2º anos)
Leitura compartilhada (todas as turmas).
Soletrando.
Oratória.

Discussão em forma de debate, sobre a literatura inglesa (2º anos).
Roda de conversa sobre pros e contras de um intercambio (1º anos).
Produção textual em língua inglesas, envolvendo cenários e situação diferentes em países falantes da língua (todas as turmas).
Parafraseando: O eu em outro.
Autores renomados em discursos (1º ano).

Sociologia (1º ano)
Cultura, Sociedade de Consumo, Cultura de Massas e Tribos Urbanas.
1ª - Pesquisa sobre as ideias difundidas nas novelas e propagandas.
2ª - Apresentação das tribos urbanas na forma de seminários, abordando aspectos ideológicos, culturais e linguísticos.

História (todas as séries)
Estudando diferentes povos, origens e culturas, buscando reconhecer as raízes do ser humano e entendendo que vivemos em sociedade e esta sociedade é caracteriza pela diversidade, assim, partindo da própria realidade, é possível construir um processo que leve a apropriação de conceitos.
Atividades: Pesquisa sobre o continente Africano e a influência deste povo para nossa sociedade, presentando como esta influência se apresenta na música, na culinária, no vestuário e na religião.

Geografia (atividades para os 3º anos)
BRASIL: Estudar a localização, territorialidade, formação e ocupação do território brasileiro.
Abordar também os aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais.
Estudar e analisar as políticas ambientais no Brasil e a degradação dos biomas.
Filosofia Política
1º: Estudar os conceitos de política e democracia desde o surgimento no mundo greco-romano até nos dias atuais.
2º: Abordar a concepção de política de Platão e de Aristóteles no mundo grego e de Maquiavel e dos filósofos contratualistas (Hobbes, Rousseau, Montesquieu e Locke) no mundo moderno.
3º: Analisar a corrupção na política atual brasileira e compreender a “nossa corrupção de cada dia” e seus impactos no contexto global.
4º: Entender a relação entre ética e política e essa relação de fragilidade na contemporaneidade.

Nenhum comentário: