Estudo
da Proposta Curricular de Santa Catarina 2014
Projeto Linguagem: As Diversas Linguagens no
contexto escolar
Componentes:
Ivone de Oliveira, Valmir Caye, Eliane Witt,
Sérgio Friederichs,
Ivanete José Brisola, Wilson Wronski,
Lotário Staub, Claci Czarnnobay, Leila
Canesso,
Claudinei Balbinot, Cleusa
Marchezan,
Franciele Bonamigo, Tania Mattiello, Eliane Vettorazzi.
Justificativa
Por
meio das diferentes linguagens o ser humano se comunica. Entende-se por
linguagem as semioses utilizadas, ao longo do tempo, para transmitir
informações e vivências entre os indivíduos. Nesse sentido, é por meio desse
processo que se formam/constituem as identidades e, consequentemente, a
cultura.
Os
estudantes do Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas apresentam
diferentes origens étnicas herdadas dos imigrantes gaúchos, de origem alemã,
italiana, polonesa fundindo-se com o caboclo regional. Tal processo resultou
numa variedade cultural/linguística peculiar que identifica os habitantes do
oeste de Santa Catarina.
Por
isso, é importante que o estudante reconheça as diferentes linguagens, bem como
a diversidade em que elas são expressas e manifestadas. Dessa forma, esse
indivíduo conseguirá descobrir-se e reconhecer-se como cidadão para respeitar o
outro.
Objetivo Geral
·
Respeitar as diferentes formas de comunicação
existentes no contexto social, de formar a constituir-se intra e
interpessoalmente.
Objetivos Específicos
·
Identificar, por meio de vivências, as
diferentes formas de linguagens existentes no contexto social;
·
Desenvolver atividades verbais e não verbais
a fim de que o estudante compreenda a forma de organização social das
linguagens;
·
Ampliar a visão de mundo do estudante de modo
a desenvolver o senso crítico e o respeito às diferenças;
·
Possibilitar vivências de modo que o
estudante se constitua intra e interpessoalmente, respeitando as diferentes
formas de comunicação existentes no contexto social.
Atividades propostas
Apresentam-se
abaixo as atividades propostas pelos componentes curriculares de Língua
Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Arte, a serem desenvolvidas
em turmas do ensino médio durante o terceiro bimestre.
É
necessário também dialogar com outras áreas do saber, contextualizando as
concepções da proposta curricular no que se refere à área de linguagens.
Arte (todas as séries)
Patrimônio
material e imaterial: leitura e debate acerca dos conceitos.
Patrimônio
cultural material da humanidade: kirigami.
Memória
individual e coletiva: o que constitui minha história?
Análise
fílmica: Narradores de Javé
Língua portuguesa (atividades
para os 3º anos)
Leitura compartilhada.
Soletrando.
Oratória.
Seminário de obras literárias.
Produção textual: Redação.
Língua estrangeira (atividades
para os 1° e 2º anos)
Leitura compartilhada (todas as turmas).
Soletrando.
Oratória.
Discussão em forma de debate, sobre a
literatura inglesa (2º anos).
Roda de conversa sobre pros e contras de um intercambio
(1º anos).
Produção textual em língua inglesas,
envolvendo cenários e situação diferentes em países falantes da língua (todas
as turmas).
Parafraseando: O eu em outro.
Autores renomados em discursos (1º ano).
Sociologia (1º ano)
Cultura,
Sociedade de Consumo, Cultura de Massas e Tribos Urbanas.
1ª -
Pesquisa sobre as ideias difundidas nas novelas e propagandas.
2ª -
Apresentação das tribos urbanas na forma de seminários, abordando aspectos
ideológicos, culturais e linguísticos.
História
(todas as séries)
Estudando
diferentes povos, origens e culturas, buscando reconhecer as raízes do ser
humano e entendendo que vivemos em sociedade e esta sociedade é caracteriza
pela diversidade, assim, partindo da própria realidade, é possível construir um
processo que leve a apropriação de conceitos.
Atividades: Pesquisa
sobre o continente Africano e a influência deste povo para nossa sociedade, presentando
como esta influência se apresenta na música, na culinária, no vestuário e na
religião.
Geografia (atividades para os 3º anos)
BRASIL:
Estudar a localização, territorialidade, formação e ocupação do território
brasileiro.
Abordar
também os aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais.
Estudar
e analisar as políticas ambientais no Brasil e a degradação dos biomas.
Filosofia
Política
1º: Estudar os conceitos de política e democracia
desde o surgimento no mundo greco-romano até nos dias atuais.
2º:
Abordar a concepção de política de Platão e de Aristóteles no mundo grego e de
Maquiavel e dos filósofos contratualistas (Hobbes, Rousseau, Montesquieu e
Locke) no mundo moderno.
3º:
Analisar a corrupção na política atual brasileira e compreender a “nossa
corrupção de cada dia” e seus impactos no contexto global.
4º: Entender
a relação entre ética e política e essa relação de fragilidade na
contemporaneidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário