No dia 11 de maio de 2013 tivemos como atividade alusiva aos 25 anos do Colégio Agrícola Gestúlio Vargas.
Na oportunidade, além da entrega dos boletins e das conversações entre pais, alunos, professores, funcionários e gestores, os pais foram convidados para conhecer os setores pedagógicos da escola aproximando-se um pouco mais da realidade vivenciada pelos alunos durante os seus estudos.
Além disso, foram empossadas as Diretorias do Conselho Disciplinar e do Conselho Deliberativo, entrega do certificado da Olímpiada de Matemática e homenagem pela passagem do Dia das Mães no domingo, com sorteio de prêmios e apresentações do alunos.
A família e a escola devem formar uma equipe.
É fundamental que
ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção
em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma
deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa
conduzir os educandos a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família
quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno
respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios
devem ser considerados como prioridade para ambas as partes:
FAMÍLIA:
• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados
problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na
questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas
reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades
apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.
ESCOLA:
• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na
comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento
principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões
periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente
exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que
possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com
que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais,
esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato
entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha
professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de
forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos. (Fonte: http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/a-importancia-parceria-familia-escola.htm)
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo.
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo.
Portanto, pais e educadores
necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da
formação educacional do ser humano.
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